top of page
oie_20181141xBFYX7Pi.png

Tipos de marcação no futebol

A marcação é um fundamento que possui diferentes nomenclaturas e termos e você, como jogador, precisa entender todas as variações e conceitos por trás de cada tipo de marcação.



Aqui eu vou te mostrar os 3 tipos mais utilizados pelas equipes:


  • POR ENCAIXE:

Essa marcação ocorre quando a equipe ou jogador encosta no adversário mais próximo ao seu setor, ou seja, você “guarda” sua posição no setor específico e marca quem se aproximar dele. Geralmente a perseguição do adversário é curta, trocando constantemente o marcador dentro do seu setor. A referência que você possui é o espaço do campo, sendo mais intensa quando o jogador adentrar o seu setor de marcação.


  • POR ZONA:

Essa marcação está relacionada diretamente a zona em que o jogador que está defendendo está atuando. A troca do marcador ocorre constantemente, pois depende de quem entra em sua zona de marcação. A perseguição ao adversário é relativamente de curta a média distância, pois você não deve trocar de faixa de campo. Geralmente, a referência aqui é a bola, pressionando o adversário que estiver com a bola independentemente se está em sua zona de defesa ou não.


  • INDIVIDUAL:

Muito simples, o marcador persegue seu adversário por todo campo. Esse tipo de marcação está cada vez mais raro no futebol moderno, pois o jogo está muito rápido e intenso, sendo inviável os jogadores se desgastarem dessa maneira. Nesse caso a perseguição ao adversário é por longas distâncias, tendo diversas trocas de faixas por todo campo. A referência do marcador é o jogador adversário, prejudicando a organização defensiva da equipe, pois o adversário pode desarrumar todo sistema dependendo das suas ações ofensivas.



✔️ Vale lembrar que uma mesma equipe pode apresentar mais de uma marcação no jogo, tendo jogadores marcando por zona e outros por encaixe ou individual. Desse modo, essas variações dependem do sistema que o treinador adota e a equipe adversária que irá jogar.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Boleiro de Elite em todas as plataformas digitais.


Estamos juntos boleiros ⚡️⚽️

188 visualizações0 comentário
bottom of page