top of page
oie_20181141xBFYX7Pi.png

O que é tática no Futebol?

De acordo com a literatura grega taktiké ou téchne, que significa "arte de manobrar tropas". Com base nisso, podemos dizer que tática significa manobrar os jogadores no campo de jogo.


Mas, muitas vezes esse termo é interpretado de forma errônea, confundindo a tática com estratégia ou sistema tático.


Por isso vou mostrar para vocês as principais diferenças de cada conceito. Bora!


  • ESTRATÉGIA DE JOGO:

A estratégia é compreendida como o planejamento na busca do objetivo principal do jogo. Baseando-se em decisões prévias, de acordo com as funções de determinado objetivo que se pretende atingir (GARGANTA, 1997).


  • SISTEMA TÁTICO:

O sistema tático é a organização espacial dos jogadores no campo de jogo. Toda essa organização tem relação direta com a estratégia e a tática, tendo como principal objetivo aproveitar ao máximo as características e funções de cada jogador, tanto da própria equipe, quanto da equipe adversária.


  • TÁTICA:

A tática refere-se ao conhecimento utilizado pelo jogador durante o jogo. O jogador de futebol tem a capacidade de perceber, analisar e decidir qual ação é mais eficiente em determinado momento do jogo, adaptando-se às situações e problemas de maneira individual e coletiva (GARGANTA, 1997).



✔️ Como vocês viram, a relação entre estratégia, sistema tático e tática é essencial, pois a tática de jogo nada mais é do que a aplicação da estratégia traçada, de acordo com o sistema tático e as respostas do adversário em uma situação imprevisível de jogo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Boleiro de Elite em todas as plataformas digitais.


Estamos juntos boleiros ⚡️⚽️

17 visualizações0 comentário
bottom of page