top of page
oie_20181141xBFYX7Pi.png

Como ser um lateral de alto nível?

Existem alguns aspectos importantes para você ser um lateral diferenciado no futebol.


O futebol vem mudando constantemente, por isso é fundamental que você se adapte à essas mudanças e consiga se destacar no meio de tudo isso.


O lateral é um atleta que atua tanto nas fases ofensivas, quanto nas defensivas. Portanto, é fundamental que trabalhe alguns aspectos importantes que vou citar abaixo.


🔹Trabalhe sua capacidade tática: Todo lateral precisa entender sobre o posicionamento de uma linha defensiva de 4 ou 5 jogadores. Na fase de transição defensiva após a perda da posse de bola, o lateral precisa rapidamente retornar na sua posição adequada para organizar a equipe defensivamente e tentar recuperar a posse de bola novamente. Lembre-se que os zagueiros são os responsáveis por comandar a altura da linha defensiva.


🔹Direcionamento 1x1 e cruzamento: Em muitos momentos do jogo os laterais estão expostos em confrontos individuais com os atacantes adversários. Ao tentar recuperar a posse de bola, é importante que você direcione o atacante para o lado do campo e nunca pelo meio, para evitar o ataque na zona mais perigosa do jogo (meio-campo). Além desse aspecto defensivo, o lateral precisa atuar no ataque, realizando cruzamentos em condições favoráveis para os companheiros finalizarem em gol.


🔹Resistência aeróbica e anaeróbica: Essas duas capacidades físicas são extremamente importantes para você ser um lateral de alto nível. Por percorrer grandes distâncias, o lateral precisa ter uma boa capacidade de resistência para suportar os 90 minutos de jogo. Desenvolver a resistência anaeróbica é importante para realizar ações como os cruzamentos, sprints, chutes e disputas 1x1, e recuperar-se rapidamente desses estímulos.


Espero que eu tenha te ajudado e que você possa aplicar esses aspectos no seu jogo.


24 visualizações0 comentário
bottom of page