top of page
oie_20181141xBFYX7Pi.png

3 Conceitos táticos: Princípios gerais do futebol

Estes conceitos táticos possuem diferentes nomes, entendimentos e conceituações que podem divergir dependendo do país. Porém, a linguagem e conceitos que utilizei aqui são de autores estudiosos como os Professores Julio Garganta, Claude Bayer e Rodrigo Leitão.


Ter o entendimento dos princípios de forma profunda é essencial para quem deseja trabalhar com futebol, pois influencia diretamente em como entendemos o jogo do ponto de vista estratégico-tático. Para cumprir os objetivos nos diferentes momentos do jogo o treinador tem o papel de desenvolver atividades que façam a equipe se manter organizada de forma individual e coletiva.


  • TENTAR CRIAR SUPERIORIDADE NUMÉRICA:

Simplesmente visa ter mais atletas que o adversário em determinado espaço do campo. Seja ela defensiva ou ofensiva, aumenta a possibilidade de ação. Vale lembrar que essa superioridade nem sempre é buscada no “centro de jogo”, podendo ser obtida em qualquer região do campo. Existe também a superioridade posicional, mas esse conceito eu explico em outro post.


  • EVITAR IGUALDADE NUMÉRICA:

Ocorre quando existe a mesma quantidade de jogadores das duas equipes em um determinado espaço do campo. Essa igualdade é importante ser evitada, pois tanto a defesa quanto o ataque, correm risco de sofrer o drible ou perder a bola.


  • NÃO PERMITIR A INFERIORIDADE NUMÉRICA:

Este é determinado quando uma equipe possui menos jogadores que a outra em uma região do campo. Seja ela defensiva ou ofensiva, aumenta o risco de insucesso da ação, ou seja, acaba facilitando as ações do adversário.



✔️ Todos esses conceitos e princípios não garantem o sucesso individual e coletivo de uma equipe, mas fornecem uma importante referência inicial para o entendimento do jogo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Boleiro de Elite em todas as plataformas digitais.


Estamos juntos boleiros ⚡️⚽️

130 visualizações0 comentário
bottom of page