oie_20181141xBFYX7Pi.png
  • William Martins

Saiba quais são os 4 momentos do jogo de futebol

Você sabia que o futebol possui momentos específicos, que são fundamentais para seu entendimento do jogo e para avaliarmos se uma equipe está bem equilibrada defensiva e ofensivamente?



Vamos entender agora como definir esses momentos no futebol:


  • DEFESA:

De forma simples, o momento de “defesa” é definido quando uma equipe está defendendo enquanto o adversário está com a posse de bola e os jogadores já estão organizados para tentar recuperar a bola.


  • ATAQUE:

Essa fase ocorre quando a equipe já está totalmente organizada no ataque e com a posse de bola, utilizando-se de um conjunto de ações ofensivas.


  • TRANSIÇÃO DEFENSIVA:

Essa fase é interessante, pois ocorre imediatamente quando a equipe perde a posse da bola, buscando sua organização defensiva. Essa fase termina quando a equipe encontra seu equilíbrio defensivo, reiniciando a fase de defesa.


  • TRANSIÇÃO OFENSIVA:

Ocorre quando a equipe recupera a bola, e está buscando sua organização de ataque. Os contra-ataques são exemplos dessa fase e termina quando a equipe já está totalmente organizada, reiniciando a fase de ataque.



✔️ Conhecer esses 4 momentos são essenciais para você desenvolver o seu melhor futebol. Nos últimos anos diversos autores têm incluído as bolas paradas como o quinto momento do jogo, pois apresentam uma dinâmica diferente do jogo em si e, muitas vezes, são decisivas para o resultado final do jogo.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Boleiro de Elite em todas as plataformas digitais.


Estamos juntos boleiros ⚡️⚽️

#EleveSeuNível

559 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo