📌A câimbra induzida pelo exercício é uma contração involuntária e/ou um espasmo muscular involuntário e doloroso que ocorre durante ou imediatamente após uma atividade física.
No futebol, um dos locais que mais ocorrem esse tipo de contração é na panturrilha e isquiotibiais.
A caimbra é muito frequente em atividades de longa duração, sendo que 90% dos jogadores já apresentaram esse tipo de problema em algum momento da carreira.
Eu vou te ajudar a reduzir o risco de sofrer com câimbras. Vamos lá!
PREPARAÇÃO FÍSICA ADEQUADA:
Quando seu corpo entra em estado de fadiga, a capacidade de regular o processo de estimulação e inibição muscular fica comprometido, gerando um estado de “hiperexcitação”, ou seja, seu corpo não consegue “desligar” a musculatura. Por isso, ter um condicionamento físico adequado, reduzirá essa fadiga muscular e mantém seu corpo resistente por um período maior.
HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO:
Durante o jogo, seu corpo transpira e acaba perdendo líquidos e eletrólitos (principalmente sódio). A falta desses minerais desregula a contração e relaxamento muscular pelo sistema nervoso, originando as câimbras. Para evitar isso, se hidratar durante o jogo com água e bebidas esportivas e obter uma alimentação adequada reduzirá os riscos.
CONTROLE DE CARGAS ADEQUADO:
Exercícios de longa duração, atividades de grande intensidade e volume, com a falta de controle de sono, descanso e desidratação aumentam muito a probabilidade de câimbras em seu corpo. Por isso, é muito importante que você tenha um planejamento adequado e periodização durante toda temporada de jogos.
✔️ Essas são algumas dicas que são bem eficientes para você reduzir os riscos de sofrer com câimbras durante o jogo. Não deixe de colocar em ação todas essas dicas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Boleiro de Elite em todas as plataformas digitais.
Estamos juntos boleiros ⚡️⚽️
Comments